
Segundo Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, existe uma enorme falta de qualificações nos EUA – mas esta é maior ainda do que a falta de programadores.
Enquanto que a procura por programadores continua a aumentar ano após ano, não existe a garantia que essa tendência continue, dado o crescimento de tecnologias como a inteligência artificial. De facto, a IA poderá diminuir esta procura nos próximos anos.
Quais são então as qualificações com maior procura?
Segundo Weiner, são comunicação escrita e oral, trabalho em equipa e liderança!
Estas qualificações são e serão sempre necessárias em praticamente todas as profissões, e manter-se-á assim independentemente do grau de ameaça da inteligência artificial.
Na Cultiv tal não nos admira e é precisamente por isso que trabalhamos estas qualificações. A falta destas qualificações no mercado de trabalho nota-se especialmente em colaboradores com formação em ciências e engenharias, possivelmente porque durante a formação o seu interesse foca quase em exclusivo nos temas do seu interesse imediato e é só no mercado de trabalho que se apercebem da importância de interação com outras pessoas, seja em grupos pequenos ou grandes.
O artigo original encontra-se aqui.