Esta semana vi este post no blog do TED sobre como podemos melhorar a nossa comunicação online — isto porque existe muitas pessoas estão cansadas das reuniões no Zoom (ou Skype, ou Teams — o problema é comum) — e sim, existem formas de melhorar o que não pode ser evitado ou convertido numa chamada telefónica. Aqui estão algumas:
1. Fale com paixão e mostre o seu entusiasmo. Seja amistável e sorria! Não entedie outras pessoas e estas não o entediarão!
2. Fale com o ritmo correto, fazendo pausas para que outras pessoas possam interromper. Isto dará às outras pessoas uma oportunidade de acrescentar informação importante sem sentir que não o deviam fazer. Desta forma sentirão que têm mais controlo — a passividade entedia.
3. Mantenha contacto visual com a webcam durante a maioria do tempo que estiver a falar. Da mesma forma que não olharia para o lado enquanto estivesse a conversar com uma pessoa, certo? O princípio aqui é o mesmo.
4. Use um microfone e webcam de boa qualidade. Se tiver de escolher, o som é mais importante do que o vídeo porque é o principal meio de transmitir informação. Se o som for de má qualidade e o seu público tiver de fazer um esforço para o ouvir, isso não o ajudará.
Claro que há mais para saber sobre comunicação online, e não basta conhecer estes aspetos de comportamento — é necessário ensaiar, receber feedback, integrar o feedback e voltar a ensaiar!