A crescente especialização do conhecimento e a complexidade das operações, produtos e serviços, criaram uma forte interdependência entre colaboradores. Mesmo as tarefas mais simples obrigam ao envolvimento e colaboração de diversas pessoas, por vezes de organizações diferentes, o que as obriga a “trabalhar em rede.” Se a isto juntarmos a criação de estruturas de organização e reporte mais complexas, tal como a estrutura matricial, temos os ingredientes suficientes para problemas sérios de comunicação que, se não forem evitados ou resolvidos rapidamente, resultarão na perda de produtividade e no conflito entre pessoas.
A maioria dos colaboradores sabe comunicar – poucas são as pessoas com dificuldade em comunicar com amigos, em contextos informais, e sem pressões externas – mas em algumas situações em que existem barreiras à comunicação tal como relações hierárquicas, pressão de tempo e de pessoas, pessoas com expectativas diferentes, e até personalidades muito diferentes, refletindo a grande diversidade de opiniões, gerações e culturas, comunicar de forma eficaz não é assim tão simples. As pessoas adaptam-se às situações e adaptam a sua forma de liderança e comunicação, mas nem sempre o sabem fazer da melhor forma.